O QUE É?

Ligue: (11) 3058-1088 ou 3057-1017

o-que-e

 

O projeto Lixo Eletroeletrônico & Responsabilidade Socioambiental, selecionado pela CAIXA por meio de seu Fundo Socioambiental (FSA), irá profissionalizar cooperativas de catadores das cidades de São Paulo, Brasília e Salvador para coletar, processar e dar o tratamento adequado ao lixo eletrônico.

Realizado pelo Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, em parceria com o LASSU – Laboratório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo, o projeto dará um treinamento técnico completo aos alunos, aliado ao fornecimento de equipamentos básicos para que o processamento dos resíduos eletroeletrônicos ocorra da maneira correta, sem riscos à saúde dos catadores e ao meio ambiente – já que possuem em sua composição elementos tóxicos como chumbo, mercúrio e cádmio.

Através dessa capacitação, os catadores poderão, ao mesmo tempo em que lidar corretamente com o lixo eletrônico para sua reutilização, aumentar a geração de renda para as cooperativas, conseguindo gerar um valor quase dez vezes maior com a venda de resíduos.

Serão criados cerca de 20 pontos de coleta em locais estratégicos das três cidades, para que a população possa levar seus materiais descartados.

O trato dos resíduos eletrônicos está dentro das necessidades criadas com a implementação da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga as empresas a arcar com os custos da destinação de seus resíduos. O projeto pretende, portanto, criar um modelo para a destinação destes resíduos por empresas ambientalmente conscientes, inserindo as cooperativas de catadores no mercado de reciclagem do lixo eletrônico e na chamada Lei da logística reversa.