Dúvidas

Aqui você pode encontrar respostas para as dúvidas mais frequentes sobre reciclagem de lixo e coleta seletiva. Se não encontrar sua questão, por favor, entre em contato conosco para que possamos respondê-la.



Clique na pergunta para visualizar a resposta.


A reciclagem dá dinheiro?
A reciclagem/coleta seletiva pode dar dinheiro, sob um ponto de vista mais amplo, pois o material que estava indo primeiramente para o lixo pode passar a ser vendido, gerando algum recurso, mesmo que seja baixo. Entretanto, não é aconselhável que um condomínio, escola ou outro tipo de grupo comece um trabalho de implantação da coleta seletiva com o único intuito de gerar dinheiro. Isso porque o valor de comercialização do material reciclável, em geral é muito baixo.
É possível gerar renda, mas se a coleta for encarada como um negócio, com planejamento, estudo de receitas e despesas, etc. Esse planejamento demanda esforço e o recolhimento de uma quantidade considerável de materiais, para que o volume compense o baixo valor unitário do quilo dos materiais. Para informações mais detalhadas, consulte o GEA (Tel. (11) 3058-1088).
Qual o preço de venda dos materiais?
Consulte o site do CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem (www.cempre.org.br), pois eles trazem esses valores sempre atualizados.
Quem pode reciclar?
A atividade de reciclagem é habitualmente industrial, pois trata-se de transformar um material já usado em outro artigo novo, que vai voltar a ser consumido. O que as pessoas costumam chamar de reciclagem é, na verdade, a coleta seletiva, que se trata da separação dos materiais recicláveis, de maneira que eles possam ser (AÍ SIM!) enviados para reciclagem.
Entretanto, algumas atividades de reciclagem são possíveis em pequena escala, como por exemplo numa oficina de papel reciclado artesanal , produtos artesanais feitos com sucata e algumas pessoas que estão fazendo vassouras com garrafas PET.
Juntei bastante material, quem vem buscar?
Nas cidades onde há coleta seletiva, é só ligar para a Prefeitura e descobrir se há coleta em sua rua (quais são os dias, horários, etc.); e se o caminhão não passar em seu bairro, verificar onde há postos de coleta, para onde você pode encaminhar seu material.
Nas cidades onde não há coleta seletiva (infelizmente, a maioria), é preciso um pouco mais de trabalho, pesquisando sucateiros ou entidades beneficentes que estejam interessados em retirar seu material, ou levando até um local de coleta. O GEA pode ajudá-lo a encontrar um local adequado.
De qualquer maneira, NUNCA comece seu programa de coleta seletiva pela atividade de juntar materiais recicláveis. É preciso, em PRIMEIRO LUGAR, saber como vai ser escoado o material, para evitar ter de jogar tudo no lixo, por falta de planejamento.
Qual é o tempo de decomposição dos materiais?
Os valores a seguir são apenas referenciais, pois o tempo de decomposição está diretamente relacionado ao volume do material e as condições em que ele está disposto no solo)
PAPEL - 3 meses
MADEIRA - 6 meses
RESTOS ORGÂNICOS - 6 a 12 meses
CIGARRO - 1 a 2 anos
CHICLETE - 5 anos
LATA DE AÇO - 10 anos
PLÁSTICO - mais de 100 anos
VIDRO - 4.000 anos
LATA DE ALUMÍNIO - não se decompõe
Saiba quais produtos podem ser feitos a partir da sucata ou materiais recicláveis.
Você sabia que há muitos produtos feitos a partir da sucata, ou dos materiais recicláveis? Há algumas oficinas de papel reciclado que estão dando trabalho a muita gente, desde adolescentes de rua até deficientes físicos. Além disso, há produtos industriais, cuja matéria-prima são resíduos de plástico ou papel. Vejamos alguns exemplos:
PAPEL RECICLADO

Existe o papel reciclado artesanal (feito folha a folha, à mão) e o papel industrial. Os produtos feitos artesanalmente são muitas vezes pequenas obras de arte, em que o artista usa sua imaginação e os restos de papel usado para criar pastas, capas, porta-retratos, mostradores de relógio e uma infinidade de objetos. Clique no ícone abaixo para copiar a lista de artigos em papel reciclado para seu computador:
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LISTA DE RECICLADORES DE PAPEL
ARTE COM SUCATA

Alguns artistas usam sucata como matéria-prima para suas criações.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LISTA DE ARTISTAS
OUTROS PRODUTOS FEITOS COM RECICLÁVEIS
Camisetas feitas com fio de PET reciclado:
ECOPET
(11) 3849-1688
Mantas, e charpes e tecidos artesanais feitos com fio de PET BAOBÁ
ECOFÁBRICAS
(11) 282-3219
Objetos de decoração feitos com diversos tipos de materiais
ESPAÇO BRASIL
(11) 3063-0965
Tapetes artesanais feitos com retalhos
ALDEIA DO FUTURO
(11) 5562-6860
Objetos de decoração e móveis feitos com embalagens longa vida
ALMACE KESSUANE
(11) 6781-6697
Bancos e lixeiras de madeira plástica
FAZENDA DA ESPERANÇA
(12) 522-2829
Jogos americanos feitos com folhas
OFICINA CAIUÁ
(11) 7869-9304
Objetos de decoração feitos com alumínio reciclado
RENO BONGON
(12) 432 - 3250
Tapetes de borracha feitos com pneus derretidos
SO CASA
(11) 280-4026

Vídeos sobre lixo: onde encontrar

Existem muitos vídeos que tratam sobre os diversos aspectos da questão do lixo. A maior parte deles pode ser obtida por empréstimo gratuito ou a um preço muito baixo. Seguem abaixo os locais onde você pode obtê-los:
Coordenadoria de Educação Ambiental (Videoteca)
Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Miguel Stefano, 3900
(11) 577-4022/5071-4811/5071-0976
Associação Brasileira de Vídeo Popular - ABVP
Rua 13 de Maio, 489
(11) 251-1220
Instituto Cultural Itaú
Avenida Paulista, 149
(11) 3268-1700
IBAMA (Videoteca)
Alameda Tietê, 637
(11) 3883-1260
Videoteca Global (arquivo de fitas da Rede Globo de Televisão)
Avenida Dr.Chucri Zaidan, 46
(11) 5509-940

1
Blockbuster Vídeo ( a locação de vídeos ambientais é gratuita)
30 endereços em São Paulo
0800-17-2101 (informações)
VIDEO CULTURA (TV Cultura) - Podem ser adquiridas cópias dos programas por
cerca de R$ 15,00 cada.
Avenida Cenno Sbrighi, 378
(11) 3874-3145