Blog - Artigos e Novidades

Senado Federal realiza campanha socioambiental de coleta de resíduos eletrônicos em parceria com o Instituto GEA

Câmara_dos_deputados_edital_retificado

Funcionários, senadores e público em geral poderão descartar seus eletrônicos na sede do Senado Federal

O  Núcleo de Ações Socioambientais (NCAS) do Senado Federal, em parceria com o Instituto GEA, está realizando uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos junto aos funcionários da Casa, senadores e público em geral, entre os dias 13 de março e 12 de abril.

Computadores, impressoras, celulares, periféricos e outros materiais eletrônicos poderão ser descartados em 5 pontos de coleta instalados em áreas de grande circulação na sede do Senado. Todo o material arrecadado será encaminhado para desmontagem e envio para empresas certificadas por cooperativas de catadores locais, que receberam capacitação do LASSU-Laboratório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo, dentro das ações do Projeto Descarte Legal.

O projeto, elaborado pelo Instituto GEA e pelo Lassu-USP, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, já capacitou cooperativas de materiais recicláveis em 11 Estados para o manejo e triagem de resíduos eletroeletrônicos, por meio da realização de cursos de capacitação de catadores. Além da destinação ambientalmente correta e segura do e-lixo, a capacitação permite um aumento na renda dos catadores, já que o preço de venda do material pode chegar a crescer em 900%.

Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail contato@institutogea.org.br ou telefone (11) 3058-1088.