Blog - Artigos e Novidades

Ar-condicionado, geladeira e equipamentos que utilizam gases refrigerantes

Não é muito divulgado, mas as geladeiras, freezers, aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos, que servem para resfriar o ar, a água ou alimentos, NÃO PODEM SER SIMPLESMENTE JOGADOS FORA, pois utilizam os chamados “Gases Refrigerantes”. Há vários desses gases, cada um com características um pouco diferentes.

Até finais dos anos 80, o gás mais utilizado era o clorofluorcarbono –CFC, que foi banido por ter-se descoberto que ele era altamente nocivo à Camada de Ozônio, cuja destruição estava causando problemas de saúde relacionados à redução da proteção dos seres vivos contra raios solares ultravioleta.

Passou-se então a usar outros gases, como os HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) e os HFCs (hidrofluorcarbonos) que, embora não destruam a Camada de Ozônio, são Gases de Efeito Estufa, pois causam aumento da temperatura da Terra, levando a mudanças climáticas desastrosas para a vida no planeta.

Por esse motivo, esses gases, presentes nos equipamentos de resfriamento, NÃO PODEM SER SIMPLESMENTE LIBERADOS NA ATMOSFERA. Eles precisam ser recolhidos, com equipamento adequado, sempre que houver um conserto ou descarte de geladeiras e outros produtos que usam gases refrigerantes.
A parte boa é que esses gases, se recolhidos corretamente, podem ser regenerados totalmente e voltar para o mercado, gerando desenvolvimento econômico.
Por isso, sugerimos:

  1. Quando você for consertar ou substituir um aparelho que usa gás refrigerante em sua casa ou empresa, verifique se o fornecedor do serviço irá recolher o gás antes de proceder à substituição ou conserto. NÃO ACEITE desculpas, como “não há problema em liberar, é só um pouquinho”, pois um pouquinho em cada casa traz problemas enormes para todos. Caso ele não queira, arranje outro fornecedor;
  2. Quando você precisar descartar um equipamento como esse, não jogue na calçada ou entregue para um catador de rua. Isso certamente vai fazer com que seu equipamento seja manipulado e desmontado de forma incorreta, e com que os gases refrigerantes contidos em seu interior sejam incorretamente liberados na atmosfera. Procure serviços de coleta realizados pela Prefeitura em sua cidade (mas verifique antes o que é feito com os equipamentos entregues!!) ou cooperativas de catadores que tenham sido treinadas e possuam equipamentos adequados para o recolhimento dos gases, antes da desmontagem e reciclagem das peças.